quarta-feira, 12 de junho de 2013

O prêmio para o estudante campeão do programa é uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil

Lageano é Santa Catarina no "Soletrando"
Lages, 12/06/2013, Correio Lageano, por Núbia Garcia

  Um garoto tímido e estudante dedicado. Assim é o lageano Gabriel Rosa Padilha, de 12 anos, representante de Santa Catarina no quadro “Soletrando”, do programa Caldeirão do Huck. Independentemente da classificação que ele conquistará no programa, Gabriel já figura entre os melhores estudantes do país na disciplina Português.

Quando a secretária Anelise Moraes Paes atendeu o telefone da Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albino França e a pessoa do outro lado se identificou como sendo da produção do programa, informando que Gabriel estava classificado para a etapa estadual do “Soletrando”, ela achou que era um trote.

O professor de português Carlos Eduardo Canani, imediatamente, começou a reforçar os estudos (que já aconteciam desde novembro do ano passado) com Gabriel. O resultado do esforço foi a classificação como representante estadual. Seus pais, professores e colegas estão orgulhosos pela conquista e torcendo para que Gabriel, que cursa o 7º ano, consiga o melhor resultado.

A etapa classificatória aconteceu na segunda-feira e ontem ele foi recebido com uma festa na escola. Por meio do projeto “Suzana Albino França: Uma Escola de Leitores”, que visa a incentivar os alunos à leitura, o professor Carlos Eduardo Canani promoveu um concurso de soletração com alunos entre 9 e 12 anos.

 Gabriel foi o vencedor e, desde então, passou a se preparar para participar do programa. “Em janeiro fizemos a inscrição da escola e do Gabriel. Foi por fazer tanto tempo que ficamos surpresos quando recebemos o telefonema da produção”, conta o professor.

 Carlos e Gabriel ainda não sabem a data em que irão até o Rio de Janeiro participar das gravações, mas a rotina de Gabriel vai se tornar ainda mais intensa nas próximas semanas. Além de estudar dicas de ortografia e a origem das palavras, ele está se dedicando a aprender as regras do novo acordo ortográfico.

 Carlos Eduardo é professor de Português de Gabriel desde o início do ano passado e garante que o menino sempre foi destaque em suas aulas. “Agora vamos ler bastante e estudar alguns grupos de palavras específicos para que ele aprenda o maior número de palavras possível”.

 Gabriel é filho único da universitária Marta da Silva Rosa, 45 anos. Ela conta que o menino é tranquilo, estudioso e adquiriu o hábito pela leitura assim que aprendeu a ler e escrever. O garoto conta que a mãe, que resolveu entrar em um curso universitário recentemente, é sua inspiração. “Ela só tira nota dez. Por isso me espelho nela”, comenta.

Empenho também é do professor

A dedicação do professor Carlos Eduardo com os alunos lhe rendeu outro destaque. Em 2012, outro aluno seu, Welinton Arruda Moraes, 13 anos, foi destaque na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação e Cultura.

Welinton concorreu com sete milhões de produções textuais de todo o país e foi o terceiro colocado, o que encheu de orgulho o professor. Ele conta que constantemente é questionado sobre o quanto recebe quando seus alunos participam e vencem concursos como este.

“Muitos me perguntam qual é o prêmio que eu recebo pela participação dos meus alunos nessas competições. A resposta está no sorriso deles.  Não há honra maior para um professor do que ver seu aluno brilhar e ter a certeza de que você contribuiu para mudar de verdade a vida de alguém”, escreveu em sua página no Facebook.

Perfil

• Times do coração: Internacional de Lages e Grêmio (RS)
• Livro preferido: “Aquelas Camisas Vermelhas”, de Maurício Neves de Jesus
• Disciplina preferida: Português
• Hobbie: tradicionalismo e leitura
• Estilo de música: nativista
• Na televisão: jogos de futebol
• Na internet: Facebook e notícias da Serra
• Principais características: embora tímido, é persistente e estudioso



Nenhum comentário:

Postar um comentário