sexta-feira, 3 de maio de 2013

Maquete: Feudalismo e Invasão Bárbara.

Alunos do 7º ano constroem maquetes na disciplina de História, orientados pela professora Patrícia Godinho Battistella.


A partir do século III, o Império Romano enfrentou diversas crises internas e invasões de povos Germânicos.Em 395, para tentar solucionar os problemas, o Imperador Teodósio dividiu o Império em duas partes: uma no Ocidente, com capital em Roma, e outra no Oriente, sediada em Constantinopla.
Separados, os dois impérios conheceriam destinos diferentes. O poderoso Império Romano do Ocidente não resistiria ás pressões em suas fronteiras e ruiria, dando lugar a diversos reinos, nos quais surgiria um novo tipo de sociedade, baseada em tradições Germânicas e Romanas: a Sociedade Feudal.
O Império Romano do Oriente, alternando momentos de apogeu a graves crises, ainda  sobreviveria por quase mil anos. Com este tema, iremos estudar o destino da Europa Ocidental após a desagregação do Império Romano do Ocidente.













 
Professora Patricia Godinho Battistella trabalha com os alunos do 7º ano - Banquete Feudal!
 
 A refeição refletia o prestígio do senhor feudal. Por isso, cada banquete medieval era pensado e preparado pensando mais em deslumbrar que alimentar.
   A roupa era uma expressão da hierarquia social. Era costume que todos se vestissem de acordo com a sua posição e função na sociedade, e a violação da regra era considerada afronta à ordem divina.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário