Com
objetivo de trabalhar os gêneros textuais fábula, manchete e notícia, o
Professor de Língua Portuguesa Carlos Eduardo Canani realizou uma
sequência didática com seus alunos do 6º ano a partir de uma atividade
de recriação textual. Os alunos possuíam
grande dificuldade em assimilar as características e o plano global de
cada um dos gêneros propostos. Assim, partindo do conhecimento prévio
dos alunos, foram feitas inferências sobre o que eles sabiam a respeito
de fábulas, quais as fábulas mais populares e conhecidas por eles, quem
são os personagens das fábulas e o que é uma moral. Posteriormente,
houve a leitura, interpretação e discussão da fábula de Esopo “A Cigarra
e a Formiga”. Em seguida, foram lidas “A Cigarra e a Formiga boa” e “A
Cigarra e a Formiga má”, versões do texto de Esopo criadas por Monteiro
Lobato, que foram comparadas com a fábula original. A próxima atividade
foi levar jornais para sala de aula e analisar o que são e como se
constroem as manchetes. Foi analisado também como estão organizados os
textos ao longo das páginas dos jornais. Foram trabalhadas brevemente as
características do gênero notícia e buscamos descobrir como elas são
produzidas. Por fim, os alunos reuniram-se com um colega para discutir e
planejar a manchete e a notícia que produziriam a partir da versão de
Lobato “A Cigarra e a Formiga má”. Era preciso imaginar o contexto de um
crime, dando dramaticidade ao fato e contando-o como se fosse real.
Após produzirem várias versões, revisarem e reescreverem seus textos, os
alunos passaram a limpo suas notícias, ilustrando-as e criaram
mini-jornais inclusive com nome e anúncios. A atividade foi
desenvolvida em aproximadamente nove aulas e foi bastante proveitosa. Os
alunos atingiram os objetivos propostos e produziram manchetes e
notícias muito criativas a partir da recriação da fábula estudada.
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