FEUDALISMO
Alunos do 7 ano confeccionam maquetes com o objetivo de entenderem que a sociedade Feudal resultou das síntese de instituições romanas e germânicas. Identificando as principais partes de um castelo medieval e relacioná-los com as necessidades de seus habitantes.
Professora: Patrícia Godinho Battistella - Disciplina de História
Durante a Idade Média (séculos V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares.

Como o castelo medieval era construído com a intenção principal de proteção durante uma guerra, outros elementos eram pensados e elaborados para estes momentos. Muitos possuíam passagens subterrâneas para que, num momento de invasão, seus moradores pudessem fugir.
O castelo era o refúgio dos habitantes do feudo, inclusive os camponeses (servos). No momento da invasão inimiga, todos corriam para buscar abrigo dentro das muralhas do castelo. A ponte levadiça, feita de madeira maciça e ferro, era o único acesso ao castelo e, após todos entrarem, era erguida para impedir a penetração inimiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário