terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


PROJETO MEIO AMBIENTE "RECICLAR PARA MELHORAR O AMBIENTE ESCOLAR"... COMEÇA A DECOLAR...

Com a divulgação da campanha na coleta das caixas de leite, a comunidade está respondendo a proposta de reutilização das caixas para os moldes de tijolos...
 Professor Max divulgando em sala a campanha para juntar as caixinhas como molde para a confecção do tijolos ( paver)
Joselita preparando as caixas
Molde pronto
 Caixas de leite vazias
 Molde e Paver Pronto
 Confecção do gabarito para que o cimento fique regular no molde





 Alunos observam  a preparação da massa de cimento
 Colocam a mão na massa...






 Moldes preenchidos aguardando a secagem

Muitos aprendizados ... esse projeto promete...

PROJETO: RECICLAR PARA MELHORAR O AMBIENTE ESCOLAR
PERÍODO: 6 MESES ( 24 DE FEVEREIRO A 24 DE AGOSTO)
PÚBLICO ALVO:  TODOS OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA/ ALUNOS DO PRÉ AO 9 ANO

OBJETIVO DO PROJETO:

ESTAREMOS TRABALHANDO DENTRO DO TEMA TRANSVERSAL: MEIO AMBIENTE.
O RECORTE TEMÁTICO É A RECICLAGEM DAS CAIXAS DE LEITE TETRA PARK QUE SERVIRÃO DE MOLDES PARA A CONFECÇÃO DE PAVER( BOLCOS DE CIMENTO) PARA LAJOTAR O PÁTIO DA ESCOLA.
O PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FAZ-SE NECESSÁRIO HAJA VISTO QUE EM NOSSO PP CONTEMPLA QUESTÕES  AMBIENTAIS RELACIONADAS AO MEIO EM QUE O ALUNO ESTÁ ISERIDO DE FORMA PARTICIPATIVA SENDO CAPAZ DE ESTABELECER RELAÇOES PARA INTERAGIR, TRANSFORMAR E REELABORAR NO MEIO EM QUE VIVE DE FORMA POSITIVA E SUSTENTÁVEL.
 TRABALHAREMOS DE FORMA INTERDICIPLINAR, ONDE TODOS OS ENVOLVIDOS VÃO SOCIALIZAR SEU APRENDIZADO CONSTRUINDO DE FORMA CONCRETA E PEDAGÓGICA MATERIAS QUE CASEM COM O CONTEÚDO A SER TRABALHADO.
CADA PROFESSOR DEVERÁ ENTREGAR PARA A PROFESSORA LUCIA:
OBJETIVO DE SUA DISCIPLINA E O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE CONCRETA A SER REALIZADA.
" Mini Projeto" para ser anexado ao grande projeto
NO DIA DA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO COM OS PAPER, OS TRABALHOS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS SERÃO EXPOSTOS  PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
REGISTREM TODO O TRABALHO ATRAVÉS DE FOTOS.
LAGES, 17 DE FEVEREIRO DE 2012


Patrícia Godinho Battistella professora de História na EMEB Suzana Albino

AS COLÔNIAS DE PARCERIA
Os alunos do 9 ano trabalharam as falsas promessas que se faziam na Época do Brasil Colônia para atrair a vinda dos imigrantes.
As colônias de parceria. Na realidade, desde 1840 buscava-se no Brasil uma solução alternativa à mão de obra escrava. O pioneiro nesse sentido foi Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, que, em sua fazenda de Ibicaba, no município paulista de Limeira, adotou uma solução que se denominou colônia de parceria.
Essa solução baseou-se na imigração de europeus - cerca de 177 famílias de 1847 a 1857 - que se comprometeram a cultivar certo número de cafeeiros, colher e beneficiar o produto, repartindo o dinheiro da venda com o fazendeiro.
Os resultados práticos não foram animadores e a experiência fracassou. As frustrações dos colonos foram enormes, pois a dívida contraída pelo preço da passagem, paga pelo fazendeiro, mais o juro de 6% ao ano, além das despesas de alimentação financiadas pelo fazendeiro, nunca podia ser saldada. Analisando melhor, verifica-se que, na verdade, Vergueiro havia implantado o antiquíssimo sistema da escravidão por dívidas. Diante de problemas insuperáveis e sentindo-se enganados, os colonos se revoltaram em Ibicaba, em 1857. Essa revolta repercutiu na Europa e levou alguns governos a proibir a imigração para o Brasil.
De forma critica os alunos deverão utilizar o jornal "correio Lageano" encontrando uma propaganda ou texto e em cima do que foi trabalhado,  analisar e fazer sua crítica pessoal.
- Em seguida produzir um anúncio para atrair mão de obra para Lages, nosso aluno Edson fez a entrega dos jornais aos colegas.



EMEB SUZANA ALBINO FRANÇA
Professor de Língua Portuguesa -  Carlos Eduardo Canani

"Comecei a lecionar este ano na EMEB Suzana Albino França. Os motivos que levaram a escolher essa instituição foram as ótimas referências obtidas acerca dela. De fato estou surpreso e encantado com a excelente receptividade por parte da direção e demais professores e com o nível de educação, dedicação e comprometimento dos alunos.
Para o novo ano escolar que se inicia as expectativas na disciplina de Língua Portuguesa são as melhores possíveis. Espero que seja um ano de sucesso, com muito aprendizado e conhecimento. Que possamos todos compartilhar nossos saberes e adquirirmos importantes lições de respeito, solidariedade e esperança. Que seja um ano venturoso e repleto de conquistas para todos."
Um forte abraço, Professor Carlos Eduardo Canani

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Lages...2012



A arte e o carnaval
Não podemos dizer que o carnaval seja uma dança, mas sim uma festa. Uma festa em que o país inteiro, pessoas de todas as idades e classes sociais se unem numa só alegria para fazer o quê? Dançar. Por isso não podíamos deixar de falar dessa mania brasileira
Professora Ana Paula Vieira


O carnaval começou no Brasil na segunda metade do século 18, e veio para substituir uma festa popular meio esquisita trazida pelos portugueses: o entrudo. Os foliões comemoravam jogando água, farinha e ovos uns nos outros. Essa festa foi proibida e então começaram as passeatas nas ruas, organizadas pelas pessoas ricas do Rio de Janeiro.

Aecio - Tema Carnaval Olinda


 Em 1877 havia bailes a fantasia, as ruas eram enfeitadas, grupos se divertiam mascarados. Antes de surgirem as escolas de samba cariocas, os blocos saíam fantasiados pelas ruas, dançando e tocando.

ROMERO BRITO

Tema do enredo da escola Renascer de Jacarepaguá neste ano, o artista comparou sua pintura com o próprio carnaval, duas expressões culturais que, segundo ele, são capazes de encarnar 'a alegria'.



 Samba -- Enredo Renascer de Jacarepaguá
Esse dom que faz o artista imortal
É luz do céu para pintar
É Renascer no carnaval
O faz buscar em cada cor o infinito
Acreditar romero brito
Que deus mora na inspiração
Em páginas arte que viu
O inverso se abriu, presente de irmão
Contraste que se refletiu
Universo do artista, outra direção

Nas cores de sua aquarela
Valores brincando na tela (bis)
Aquele abraço desenhar
Gira o compasso eu quero outra vez sambar

Sensibilidade, pop arte ao mundo espalhou
Sorrir é brilhar,
Dar ao papel a emoção que seduz
Eu sei que arte vai reinar
Tal qual as telas na cidade luz
Do alto do morro o redentor abraça o gênio
Que hoje repinta esta cidade
Moleque recife é saudade
Há tantos meninos assim
Querendo um sonho,
Na liberdade das cores sem fim

Pintor da alegria, calor da emoção
Pintou renascer no meu coração (refrão)
No tom da folia vou me apresentar
Na galeria Jacarepaguá escolas de samba no mundo inteiro - até no Japão! Na Finlândia, há até uma Associação de Escolas de Samba: a grande campeã é a Império do Papagaio, que tem 250 membros e três primeiros lugares no desfile de lá. 


PORTINARI

Para Alexandre Louzada, o objetivo da escola é desenvolver um desfile que capte a alma de Portinari. “Levaremos para a avenida um pouco da poesia e da simplicidade do artista.” Durante a visita, o carnavalesco encantou-se com uma máquina de moer café. “Temos que levar esse aroma para a Sapucaí.” Louzada também adiantou que pretende criar um carro-alegórico todo pintado a lápis, em alusão às ilustrações feitas por Portinari para uma edição de “Dom Quixote”, de Cervantes.








terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante"

Professor Carlos Eduardo Canani, ministra a disciplina de português. Inicia o ano de 2012 com os alunos do 6 ao 9 ano, passando videos motivacionais... 
Em sala  trabalha a interpretação dos vídeos...
 Onde os alunos colocam suas interpretações...

E suas expectativas em relação a escola e o ano letivo que inicia-se.
INICIO DO ANO LETIVO COM OS ALUNOS! O6/02/2012
A escola inicia em 2012 o projeto meio ambiente "Reciclar para melhorar o ambiente escolar".
o objetivo deste projeto e colocar lajotas no pátio da escola.
Usaremos caixas de leite vazias, onde servirão de moldes para os tijolos de cimento.
Iremos trabalhar do pré ao 9º ano.
Iremos trabalhar de forma interdiciplinar com muita disciplina, para que o projeto viabilize conhecimento e conscientização que somos responsáveis pelo planeta.